Pessoas do Instituto
Cezar Augusto Machado de Souza | Secretário
Arquiteto e Urbanista, formado pela Universidade Federal do Pará em 1991, ator, cenógrafo. Especialista em arquitetura cênica pela Oficina Pernambuco de Oliveira da Fundação Nacional de Artes Cênicas – FUNDACEN. Foi diretor do Teatro Experimental do Pará Waldemar Henrique nos anos de 1990, 1991 e 1992 e um dos arquitetos autores do projeto do Teatro Universitário Cláudio Barradas. Pelo grupo Cena Aberta atuou como ator nos espetáculos Genet, O Palhaço de Deus, Posição Pela Carne, Em nome do Amor e como diretor do espetáculo A Mulher Dilacerada. Pelo grupo Cuíra participou do espetáculo Vejo um vulto na janela me acudam que eu sou donzela como assistente de cenografia e como ator do espetáculo Brancabatarse.
Zélia Amador de Deus | Conselho Fiscal
É professora emérita da Universidade Federal do Pará. Militante do movimento negro; cofundadora do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará- CeDENPA. Cofundadora do Grupo de Estudos Afroamazonico da UFPA. Coordenadora da Assessoria da Diversidade e Inclusão Social da Universidade Federal do Pará. Doutora em Ciências Sociais. Doutora honoris causa pela Universidade do Estado do Pará
Aldrin Moura de Figueiredo | Conselho Fiscal
Aldrin Moura de Figueiredo é historiador com doutorado pela UNICAMP. Foi diretor do Centro de Memória da Amazônia da UFPA (2013-2017), é membro do Conselho Editorial do Senado Federal e pesquisador vinculado à Cátedra João Lúcio de Azevedo (Instituto Camões e UFPA). Atualmente é o diretor do Museu do Instituto Histórico e Geográfico do Pará e coordena o Grupo de Pesquisa em História Social da Arte (UFPA/CNPq), atuando como professor e pesquisador da Faculdade de História o Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia da Universidade Federal do Pará. Publicou entre outros, A cidade dos Encantados: pajelanças, feitiçarias e religiões afro-brasileiras na Amazônia, 1870-1950 (Edufpa, 2009) e Os vândalos do Apocalipse: arte e literatura no Pará dos anos 20 (IAP, 2012).
Paulo Jorge Martins Nunes | Conselho Fiscal
Doutor em Letras - Literaturas em Língua Portuguesa (PUC/MG). Mestre em Teoria Literária (UFPA). Graduado em Letras (UFPA). É Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Linguagens e Cultura – PPGCLC/UNAMA e da graduação em Letras (UNAMA). Coordena em parceria o Grupo de Estudos interinstitucionais (UNAMA/UFPA) Narramazônia: narrativas contemporâneas da Amazônia Paraense; o Projeto de Pesquisa Academia do Peixe Frito - interfaces entre jornalismo e literatura (UNAMA); e o projeto de pesquisa interinstitucional Epístolas Poéticas: a correspondência entre o romancista Dalcídio Jurandir e Maria de Belém Menezes (PPGED-CUMA-UEPA e UNAMA). Pesquisador colaborador do projeto Amazônia entre Narrativas e Interculturalidade pelas trilhas do Trem (PPGCOM-FACOM-UFPA). Integrante do grupo de estudos e pesquisa Makunaíma: Literatura, arte, cultura, história e sociedade na Amazônia, Brasil e América Latina (PPGLetras-UFPA). Integrante e Membro Associado da Associação Brasileira de Literatura Comparada - ABRALIC. Curador do acervo do escritor Dalcídio Jurandir do projeto de leitura e acervo bibliográfico Moronguetá, ligado ao Fórum Landi (FAU-UFPA). (pontedogalo3@gmail.com).
Violeta Refkalefsky Loureiro | Conselho Fiscal
É Professora do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da UFPA. Possui Mestrado em Sociologia pela UNICAMP/SP, doutorado em Sociologia pela Universidade de Paris III, pós-Doutorado pela Universidade de Coimbra. É Profa. Emérita da UFPA. Recebeu o Prêmio Nacional Florestan Fernandes de Sociologia.